-
Arquitetos: Herzog & de Meuron
- Área: 8167 m²
- Ano: 2021
-
Fotografias:Iwan Baan
Um novo lar para SONGEUN e o povo de Seul. O novo edifício ST SONGEUN abriga espaços de arte para a SONGEUN Art and Cultural Foundation - uma organização sem fins lucrativos criada em 1989 - juntamente com a sede da ST International. Nossa experiência na criação de museus contemporâneos concentra-se cada vez mais em como podemos aproximar a arte e as pessoas. Como podemos fazer um espaço que funcione para a arte e para o artista, para o curador e para o público? Quando Herzog & de Meuron foram contratados para projetar o novo SONGEUN Art Space em 2016, a ambição era clara: criar uma âncora cultural que convidasse o público e ampliasse a exposição dos artistas coreanos para o cenário internacional da arte contemporânea. Ao oferecer espaços de arte não comerciais em uma das áreas mais comerciais de Seul, o projeto visa fortalecer a presença da SONGEUN e contribuir significativamente para a diversidade cultural da cidade.
Uma geometria precisa no coração de Cheongdam Dong. O tereno está localizado no ponto mais alto de Dosan Daero, uma via pública em Cheongdam Dong, no sul de Seul, famosa por suas lojas, restaurantes e bares internacionais. Enquanto o bairro consiste principalmente de prédios baixos, o zoneamento permite maior densidade em direção à rua principal. Catalisado pela rápida transformação e densificação da área, uma miríade de estratégias volumétricas respondendo a várias regulamentações urbanas são encontradas ao longo da rua.
Um volume triangular acentuado distingue o edifício ST SONGEUN. Resultante do envoltório especificado para o local, a forma unificada do volume maximiza a área construída alocada enquanto explora o potencial escultural da lei de zoneamento. Uma fachada frontal alta está em frente a rua principal e hospeda o núcleo do edifício, e uma fachada posterior mais baixa está voltada para o jardim, onde uma escala mais íntima define o bairro ao redor. Com 11 andares acima do solo e 5 no subsolo, o edifício concluído compreende mais de 8.000 metros quadrados.
Uma âncora cultural aberta para a cidade. O edifício exprime diferença e abertura apesar, ou melhor, por causa da sua hermética calçada. Um recorte na base convida os visitantes da rua ao átrio principal e ao jardim íntimo, sempre aberto ao público. Na entrada, uma coluna envolta em uma tela de LED contínua atua como uma lanterna anunciando shows da atualidade e mais um local para apresentação de conteúdo artístico.
No lado oeste do edifício, a rampa do carro é tratada como um volume escultural. A curva da rampa descendente esculpe uma abertura no teto do espaço de exposição subterrâneo, conectando esta galeria submersa à atividade no nível da rua. Com suas paredes de concreto, este espaço em forma de caverna contrasta com os acabamentos reflexivos prateados que revestem o interior da rampa e o espaço de estacionamento abaixo. A rampa gira em torno de um vazio de altura tripla e define a geometria da grande escadaria que atua tanto como uma soleira quanto como um espaço de auditório para exibições e palestras, levando às galerias do segundo andar. Uma mistura experimental e inesperada de espaços de arte, escritórios e áreas públicas se desenvolve acima e abaixo do solo, criando um novo complexo urbano que convida o público a se envolver com a arte contemporânea em Seul.
“Hidden Pine Tree”: um rosto para SONGEUN. Melhorando a superfície contínua da fachada, o edifício é cortado por apenas algumas aberturas definidoras. Duas altas janelas verticais perfuram a fachada sul e criam vistas emolduradas da cidade. Uma abertura triangular se estende entre os níveis 3 a 8 a leste, enquanto a parte posterior é quase totalmente envidraçada por trás de uma camada de varandas que trazem luz e ventilação para os escritórios.
A massa de concreto não apenas carrega toda a estrutura, mas também define todos os espaços e superfícies ornamentais. Usando placas de compensado rotacionadas em uma malha de 1 por 1 metro, a fachada de concreto é impressa com os veios da madeira e expressa o significado por trás do nome SONGEUN: “Pinheiro Escondido”. Esta textura única convida o olho e a mão a explorar suas diferentes qualidades, trazendo a presença urbana do edifício para uma escala humana tátil.